Princípios do planejamento estratégico

PRINCÍPIOS GERAIS
1.       Principio da Contribuição aos Objetivos = o planejamento deve, sempre, visar aos objetivos máximos da empresa;

2.       Princípios da Precedência do Planejamento = corresponde a uma função administrativa que vem antes das outras (organização, direção e controle);


3.       Principio de Maior Penetração e Abrangência = o planejamento pode provocar um série de modificações em: pessoas, tecnologias e/ou sistemas;

4.       Principio da Maior Eficiência, Eficácia e Efetividade = o planejamento deve procurar maximizar os resultados e minimizar as deficiências.

PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS
1.       Planejamento Participativo =  o principal beneficio do planejamento não é o seu produto, ou seja, o plano, mas o processo envolvido. Nesse sentido, o papel do responsável pelo planejamento não é, simplesmente elabora-lo, mas facilitar o processo de sua elaboração pela própria empresa e deve ser realizada pelas áreas pertinentes ao processo;

2.       Planejamento Coordenado =  todos aspectos envolvidos devem ser projetados de forma que atuem interdependentemente, pois nenhuma parte ou aspecto de uma empresa pode ser planejado eficientemente se o for de maneira independente de qualquer outra parte ou aspecto;

3.       Planejamento Integrado =  os vários escalões de uma empresa – de porte médio ou grande – devem ter seus planejamentos integrados. Nas empresas voltadas para o ambiente, nas quais os objetivos empresariais dominam os de seus membros, geralmente os objetivos são escolhidos de cima para baixo e os meios para tingi-los, de baixo para cima, sendo este último fluxo usualmente invertido em uma empresa cuja função primária é servir a seus membros.

4.       Planejamento Permanente = essa condição é exigida pela própria turbulência do ambiente, pois nenhum plano mantém seu valor com o tempo.

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