Liderança

Liderança transacional é aquela em que existe uma relação de troca entre líder e subordinado. Seu nome vem exatamente dessa troca, de transação! O líder define as metas que devem ser alcançadas e promete os “prêmios” caso os objetivos sejam atingidos.

O líder transacional deve então esclarecer quais serão as tarefas e os objetivos, motivar seus funcionários para que eles atinjam suas metas e fornecer apoio aos liderados no trabalho, buscando suprir suas necessidades.
         
Lembre-se: o líder transacional é o líder tradicional, que busca motivar através de incentivos materiais.


LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL: Os liderados são inspirados a transcenderem  os próprios papéis, causando efeito profundo e impacto maior na organização. Nesse tipo de liderança os líderes, proporcionam atendimento personalizado e estímulo intelectual aos liderados, além de possuírem carisma.

LIDERANÇA CARISMÁTICA: Essa teoria descreve o líder como uma pessoa capaz de fazer com que os liderados lhe atribuam capacidades heroicas ou extraordinárias de liderança. Os líderes carismáticos influenciam os liderados por meio de um processo de quatro etapas:
1) O líder articula uma visão atrativa;
2) O líder comunica expectativas e expressa confiança nos liderados de que vão conseguir alcança-lás.
3) O líder comunica por meio de palavras e ações, um novo sistema de valores.
4)  Para demonstrar coragem e convicção em relação a própria visão, o líder submete-se a autossacrifícios  e se engaja em comportamentos não convencionais.

LIDERANÇA DEMOCRÁTICA: As decisões são coordenadas pelo líder em conjunto com o grupo; os líderes aconselham e dão orientação para que o grupo possa desenvolver objetivos e ações; o grupo é responsável por decidir sobre a divisão das tarefas, cada membro da equipe tem liberdade para escolher seus colegas.

LIDERANÇA AUTOCRÁTICA:  O líder toma decisões sozinho, sem a participação do grupo; dá ordens e determina providências para a realização das tarefas, sem explicar ao grupo;  realiza a divisão do trabalho, indicando, a cada um, o que deve ser feito e com quem;  Adota uma postura dominadora e pessoal nos elogios e críticas aos liderados; o líder adota uma postura objetiva, limitada aos fatos, no que diz respeito a críticas e elogios.

FONTE: Livro A. Ribas e C. Salim

0 comentários:

Postar um comentário

  © BANCO DE RESUMOS

Design by Template Para Blogspot