Objetivos da classificação de materiais

“O objetivo da classificação é definir uma catalogação, simplificação, especificação, normalização, padronização e codificação de todos os materiais”.
Mas de nada adianta eu arremessar estes conceitos em vocês sem explica-los. Aqui vai a descrição dos termos.

- Catalogação: a empresa irá arrolar (registrar) todos os itens existentes, de maneira a não esquecer nenhum deles. Isto permitirá ter uma ideia geral.
- Simplificação: consiste em reduzir a grande variedade de itens existentes quando eles tem a mesma finalidade. Por exemplo, se a empresa tem dois materiais que fazem exatamente a mesma coisa, seria bom escolher a penas um deles. Isso facilitará a normalização.
- Especificação: chegou a hora de descrever detalhadamente cada item, com todas as informações referentes a formato, tamanho, peso, etc. Desta forma, ganha-se duas vezes: não haverá dúvida sobre o material que será solicitado, e isto facilitará a inspeção de qualidade do material.
- Normalização: todo material tem um propósito. Serão descritas todas as suas diversas aplicações nesta etapa.
- Padronização: não adianta nada a empresa executar todos os passos anteriores se ainda tiver de estocar uma infinidade de itens. Na padronização, se estabelece uma especificação para determinado material, que será sempre deste ou daquele tipo, evitando que uma infinidade de materiais fique estocada desnecessariamente.  Acredito que o exemplo do parafuso é ilustrativo: na padronização, a empresa específica que só irá utilizar parafusos com este peso e diâmetro, e assim, só aquele parafuso é comprado e estocado.
Quanto à avaliação, é um procedimento externo ao processo de classificação. Quando avaliamos um material, tentamos determinar suas características, de maneira identifica-las. Posteriormente, isto pode servir para que classifiquemos o material, entretanto, esta fora do ciclo apresentado acima. "

1 - Catalogação: A Catalogação é a primeira fase do processo de classificação de materiais e consiste em ordenar, de forma lógica, todo um conjunto de dados relativos aos itens identificados, codificados e cadastrados, de modo a facilitar asua consulta pelas diversas áreas da empresa. Cria-se Grupos e sub-grupos, por afinidade, finalidade e uso.

2 - Simplificar material: É, por exemplo, reduzir a grande diversidade de um item empregado para o mesmo fim. Assim, no caso de haver duas peças para uma finalidade qualquer se aconselham a simplificação, ou seja, a opção pelo uso de uma delas. Por exemplo, cadernos com capa, número de folhas e formato idênticos contribuem para que haja a normalização.

3 – Especificação: Aliado a uma simplificação é necessária uma especificação do material, que é uma descrição minuciosa para possibilitar melhor entendimento entre consumidor e o fornecedor quanto ao tipo de material a ser requisitado.

4 - Normalização: A normalização se ocupa da maneira pela qual devem ser utilizados os materiais em suas diversas finalidades e da padronização e identificação do material, de modo que tanto o usuário como o almoxarifado possam requisitar e atender os itens utilizando a mesma terminologia. A normalização é aplicada também no caso de peso, medida e formato.

5 – Codificação: É a apresentação de cada item através de um código, com as informações necessárias e suficientes, por meio de números e/ou letras.É utilizada para facilitar a localização de materiais armazenados no almoxarifado, quando a quantidade de itens é muito grande. Os sistemas de codificação mais comumente usados são: o alfabético (procurando aprimorar o sistema de codificação, passou-se a adotar de uma ou mais letras o código numérico), alfanumérico e numérico, também chamado “decimal”.

6 – Padronização: É o processo pelo qual se elimina variedades desnecessárias de produtos, que, sendo geralmente adquiridas em pequenas quantidades, encarecem as compras de materiais de uso normal. Dentro desta conceituação de padronização estabelecem-se padrões de medição,qualidade, peso, dimensão do material, etc. Ex.: Comprar caneta esferográfica – o ideal é estabelecer um padrão para toda a empresa, a fim de que sejam compradas em grande quantidade, conseguindo desconto pelo volume. Sem a padronização a escolha ficará a critério de cada pessoa, podendo gerar a compra de dezenas de marcas, modelos, dimensões, etc...

0 comentários:

Postar um comentário

  © BANCO DE RESUMOS

Design by Template Para Blogspot