Administração por Objetivos

Administração por Objetivos


1. Critérios de escolha dos Objetivos

...Cada área de atividade da empresa apresenta uma forte tendênciapara maximizar osseus objetivos e resultados,de tal maneira que o esforço de uma área anula o de outra, estabelecendo um esforço de subobjetivação. Cada subobjetivo maximizado leva a empresa a se transformar num sistema centrífugo de esforços: osesforços mais se separam do que se conjugam, tendendo a sair do sistema. Ansoff salienta que o ideal seria o efeito não da soma dos esforços, mas da sua multiplicação: o sinergismo. A sinergia significa o efeito multiplicador da combinação dos recursos, pois os recursos utilizados conjugadamente produzem UM EFEITO MAIOR QUE A SUA SOMA ....


1 – Formulação de objetivos organizacionais 
A organização define os objetivos globais que pretende alcançar no longo prazo, sua ordem de importância e prioridade e a hierarquia dos objetivos. Nesse estágio identificam-se as alternativas estratégicas relevantes, qual seja a melhor direção a ser tomada. 

Para fins de conhecimento, seguem outros conceitos relacionados ao tema:

2 – Análise externa do meio ambiente 
Uma vez estabelecidos os objetivos, a auditoria externa serve para avaliar as condições do ambiente externo da organização, a partir do mapeamento desse ambiente, visando estabelecer um conjunto de previsões. O lema dos neoclássicos é prever e preparar. 
3 – Análise interna das forças e limitações da empresa 
Trata-se da análise dos pontos fortes e fracos da empresa, sendo os pontos fortes caracterizados como forças propulsoras, enquanto os pontos fracos são as limitações e restrições que impedem o alcance dos objetivos. 
4 – Escolha da estratégia ou estágio de avaliação da estratégia 
Constitui os cursos de ação futura que podem ser adotados para a organização visando atingir os objetivos globais. 
5 – Operacionalização da estratégia 
É onde a maior parte dos modelos de planejamento se torna mais detalhada. Envolve um conjunto de hierarquias em diferentes níveis e diferentes perspectivas de tempo.




PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA APO

* Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e o seu superior
* Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou cargo
* Interligação entre os vários objetivos departamentais
* Ênfase na mensuração e no controle dos resultados
* Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos
* Participação atuante das gerências
* Apoio intensivo do staff





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